segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Arte em Muro também é arte?!

Débora Barduchi

Grafite ou Graffiti significa "marca ou inscrição feita em um muro". Trata-se de um movimento organizado nas artes plásticas, em que o artista aproveita os espaços públicos, criando uma linguagem intencional (pintura) para interferir na cidade. Suas primeiras manifestações surgiram nos muros de Paris, com a revolução contra cultura, de maio de 1968.

Desde essa época, o Grafite é incluído nos grandes centros urbanos, por ser quase que impossível não reparar neles quando se anda pelas grandes cidades, como por exemplo, São Paulo. Contudo, o grafite ainda não teve o seu destaque merecido no meio artístico. Ainda que esteja crescendo no conceito de alguns, para outros ainda é considerado um ato de vandalismo, que em nada lembra uma manifestação artística, e sim o fato de um grupo de pessoas picharem locais públicos, para se divertir.

Esse meio de expressão - que é diferente das pichações, isso tem que ser deixado bem claro - tem muito a acrescentar para a população. Isso porque está inserido no mundo Hip Hop, no mundo das periferias; é o artista, que vive nesse meio, falando para o resto da população, mandando sua mensagem, sua fala sobre a realidade, de uma forma que todos a entendam.

Se toda forma de arte é um meio que o homem encontra para se expressar, passar uma mensagem e suas emoções para o mundo, de um novo mundo, o que mais eu poderia dizer, para que o Grafite fosse considerado arte?!

Nenhum comentário: