quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Mais antiga das Artes


Romeu Caldeira

A dança, uma das três principais artes cênicas da Antiguidade ― juntamente com a música e o teatro ― surgiu a partir da necessidade de o homem pôr para fora suas emoções cotidianas. Antes de procurar se comunicar com palavras, as pessoas já se expressavam com movimentos corporais. Por isso, a dança é considerada a mais antiga das artes, e talvez a mais completa também, pois quem dança cria, ao mesmo tempo, um movimento e o expressa através do próprio corpo.

É caracterizada pelo uso do corpo, seguindo movimentos previamente estabelecidos (coreografia), ou por improvisados (dança livre). Ela também sempre teve grande presença e importância na vida do homem, pois o acompanha ao longo da sua história desde os rituais dos povos primitivos, passando por acontecimentos sociais e religiosos, e influenciando até nas festas dos dias de hoje, como o carnaval, por exemplo.

Pode apresentar-se tanto como manifestação artística, quanto como forma de divertimento. Como arte, se expressa através dos signos de movimento, podendo ter uma ligação musical, destinando-se a um determinado publico, fato muito recorrente em apresentações teatrais.

É dividida em duas formas artisticas: primeiramente, as cênicas, muito usada em teatros e apresentações circenses, usando estilos de Balé, Dança Moderna, Dança Contemporânea entre outras; e, logo em seguida, as sociais, estilos de danças que caracterizam a cultura de determinado país, as chamadas Danças Populares Tradicionais, e também por outros tipos de manifestações como, por exemplo, as Danças de Rua.

Além de sua presença em apresentações teatrais, circenses e afins, pode-se observar a arte da dança em outros meios, como por exemplo em esportes que se utilizam da expressão corporal. Neste quesito, destaque para as Ginásticas Artística e Rítmica, além do Nado Sincronizado, que atualmente têm tido mais repercussão na mídia.

FOTO: gruporege.vilabol.uol.com.br

Nenhum comentário: